A música tem o poder de produzir e aflorar todos os sentimentos possíveis em um ser humano, e o melhor de tudo, é que há um pluralismo infinito de sons, ritmos, estilos, timbres, gêneros, além de definir uma cultura e demonstrar a expressão das sensações de algum indivíduo ou grupo.
E para entender um pouco melhor e mergulhar de cabeça nesse mundo, inúmeras pessoas procuram aprender a tocar algum tipo de instrumento musical, entre os mais usuais, violão, guitarra, bateria, teclado, piano, violino e flauta. Também é bem grande o número daqueles que tem vontade, mas por alguma razão, sempre arranjam uma desculpa e deixam a experiência para depois.
Então vamos listar alguns motivos e vantagens para você, que deseja se familiarizar com algum instrumento compatível com seu perfil e sua vontade.
Diversão em primeiro lugar
Antes de qualquer coisa, é importante citar que a diversão é um requisito básico para a prática de um instrumento musical. É claro que também é preciso se esforçar e ter disciplina, porém, a questão principal está no prazer em exercer a atividade. Não há nenhuma restrição para aprender a tocar, a única condição imprescindível é ter força de vontade.
Melhorias do corpo e da mente
Fazer música com um instrumento musical traz benefícios para a saúde de pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Imagine após um dia puxado, aliviar o estresse e relaxar ouvindo um som agradável de um violão ou gastar toda a energia numa bateria.
Algumas habilidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas, como a capacidade de memorização, concentração e coordenação adquiridas através do tempo com exercícios rotineiros.
Capacidade de expressão
Outro detalhe é a melhora significativa da expressão de pensamentos, emoções e opiniões através da música. Estudando diferentes tipos de canções e estilos musicais, é possível entender história como nas composições de Chico Buarque para fugir da censura da época ditatorial brasileira ou na letra e batida da música de caráter histórico-político ‘Sunday Blood Sunday’ do U2. Também dá para compreender a realidade socioeconômica, características e costumes de diferentes grupos que estão presentes, na maioria das vezes, de maneira inconsciente em diversas músicas.
Diversidade de lugares
Com o avanço da tecnologia ficou muito mais fácil compartilhar ideias e conhecimentos. Para aprender a tocar um instrumento musical não é mais obrigatório frequentar uma escola de música especializada, apesar de ser bastante recomendável pela troca de experiências com pessoas com bastante vivência na área e métodos eficientes. Na Internet existem tutoriais de vídeos que ensinam e explicam passo a passo os principais movimentos e informações de certo instrumento.
Dizem que depois de começar a tocar ninguém quer mais parar tamanho o envolvimento, , depois de todas essas referências, a motivação para aprender a tocar as músicas de sua banda favorita se torna maior, não é verdade? Saia da zona de conforto, quem sabe no futuro você também não monte seu próprio grupo musical.
fonte: Mundo Walmart