Considerando os instrumentos de cordas como guitarra, violão e contrabaixo, aprender a dominar o manuseio deles e administrar o toque, pode ser uma tarefa difícil, regada de muito desgaste físico e confusão na hora de desenhar uma música pelas casas no braço do instrumento.
Para aprender a dedilhar melhor, algumas táticas muito úteis podem servir de exemplo para seu exercício. Confira algumas delas e desenvolva o dedilhado:
Faça exercícios escalonais
Tanto faz se você é um músico profissional ou amador: O exercício básico de seguir subindo ou descendo escalas é um ótimo treino, que nunca deve ser esquecido. Além de praticar a desenvoltura dos dedos e ampliar seu repertório de escalas, você pode acostumar sua mão ao toque, facilitando o serviço quando estiver praticando uma música de verdade. Alterne ritmos, intensidades, volumes e amplitudes, sempre buscando desenvolver a resistência e a mobilidade no toque.
Pratique a mesma firula várias vezes
Algumas firulas básicas servem como ferramenta para o treino de dedilhado, servindo como pontes para o desenvolvimento do toque de muitas músicas mais avançadas. Busque por um refrão, verso ou estrofe que te chamar a atenção, ou por uma firula de destaque, e treine o movimento dela de forma gradativa, aumentando a velocidade do exercício a partir do seu domínio sobre a prática. Só com o treino constante você poderá exercitar seus dedos e desenvolver suas canções com maior facilidade.
Exercite com músicas de estilos variados
Não é apenas o ritmo que gostamos que precisa ser treinado: Todas as músicas valem, sejam elas de estilo clássico ou no meio do punk rock sujo dos anos 70. Pratique exercícios de dedilhados fáceis, intermediários e níveis expert, procurando sempre aprimorar a força aplicada nas cordas, a velocidade com que movimenta seus dedos pelas casas e o transito entre cordas a partir da continuidade da música. A sensibilidade com o toque virá com o tempo!
fonte: IPED