Você com certeza já ouviu aquela famosa dica que todo iniciante deve ouvir: A prática leva a perfeição. Pois é, esta é uma dica infalível e importantíssima para qualquer atividade a qual você deseja se aprimorar. No caso, se você deseja ser um baixista de sucesso, a dica também se aplica! Conheça mais algumas dicas para você se tornar um grande baixista:
1. Treinos diários.
Pratique de 5 a 6 dias por semana. Quantas horas por dia é com você, mas é a regularidade de sua rotina prática que vai chegar aonde você quer ir. Praticar 10 horas por dia apenas em fins de semana nunca vai produzir resultados como praticar uma hora por dia durante toda a semana.
2. O que eu preciso melhorar?
Esta é a primeira coisa que você deve se perguntar toda vez que for praticar – o princípio orientador para definir as prioridades de prática. Não é uma questão muito agradável para refletir! Mas a ideia é a reavaliar constantemente onde está sentindo mais fraco em meus shows, para que possa colocar suas habilidades musicais mais em equilíbrio.
A resposta para esta pergunta muda com o tempo. Depois de trabalhar em uma habilidade por um tempo, você fica melhor e torna-se um ponto forte. Em seguida, é hora de começar a se sentir inseguro sobre outras coisas de novo! Normalmente haverá vários itens em que vai precisar se empenhar mais a qualquer momento.
3. Praticar x Tocar.
Vamos definir “prática” como: foco no desenvolvimento das habilidades musicais você ainda não domina. Isso exclui um monte de outras atividades musicais: se apresentar, fazer uma “jam” com amigos, ouvir música, tocar músicas familiares, ensaiar com a banda ou apenas brincando com seu baixo para o divertimento. Você pode e deve fazer todas estas coisas, mas não considerá-los como prática. Resista à tentação de simplesmente pegar o baixo e tocar a primeira coisa que vem à mente, porque isso provavelmente não é o que você precisa para estar desenvolvendo suas habilidades.
4. Organize seu Tempo.
É importante ser realista sobre isso. Se você só pode praticar de forma consistente uma hora ou até 30 minutos por dia, planeje este tempo e divida em pequenos pedaços para cada item da sua lista de pontos em que precisa melhorar. 5 a 10 minutos por item ao dia podem render alguns progressos significativos. Você deve fazer este calculo antes de você pegar o baixo, para garantir que tudo será praticado a cada dia.
5. A pressa é inimiga da perfeição.
Não existe a menor chance de você tocar imediatamente tão rápido quanto Victor Wooten. Mesmo Victor teve que trabalhar demais para tocar tão rápido. Então, vá devagar com qualquer nova informação. Dê-se ao luxo de tocar fora do tempo em primeiro lugar. Uma vez que seus dedos estão fazendo os movimentos certos, então você está pronto para ligar o metrônomo em um ajuste lento e adicionar esse elemento de cronometragem na equação. Se você está cometendo erros constantemente, significa que você provavelmente está indo mais rápido do que você está pronto para tocar.