Blog da Waldman

Percussionistas talentosos fazer uma bela música sobre as águas congeladas na Sibéria

destaque-2016-01-26

Um grupo de músicos russos resolveu provar que é possível fazer música em qualquer lugar do planeta, em qualquer condição climática, usando apenas elementos da natureza.

O grupo Ethnobeat, de Irkutsk, foi ao Lago Baikal, apenas 6 horas distante de sua terra natal, onde se reuniu a -20º C para criar uma incrível composição musical, usando apenas os sons vindos de pedaços de gelo. Confira:

Curiosamente, a ideia do projeto veio de um pequeno acidente. A esposa de um dos integrantes, Sergei Purtyan, escorregou e caiu. Conforme aterrissou no gelo, fez um estrondo muito musical tão agradável e profundo, que o marido, que tem um ouvido muito bom, disse ‘Espera aí, o que era? Como você fez esse barulho?” Após muitas risadas, começaram a tocar bateria nos pedaços de gelo, e aos poucos foram obtendo uma melodia.

O lago siberiano Baikal é conhecido como o mais antigo, mais profundo e de água mais clara no mundo. Estas condições, aparentemente, tornaram possível este tipo de formação cristalina de água congelada, proporcionando este belo arranjo musical.